sábado, 21 de maio de 2011

FIES - Financiamento Estudantil



O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Após o atendimento prioritário aos cursos de graduação, havendo disponibilidade de recursos e autorização do Agente Operador do Programa, o FNDE , o FIES poderá financiar também cursos de mestrado e doutorado e cursos técnicos de nível médio.

Criado em 1999 para substituir Programa de Crédito Educativo – PCE/CREDUC, o FIES já beneficiou mais de 560 mil estudantes, com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 6,0 bilhões entre contratações e renovações semestrais dos financiamentos.

A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNI – Programa Universidade para Todos. Apenas para este público já foram realizadas mais de 9,2 mil contratações.
O FIES é um dos programas do Governo que apresenta o maior padrão tecnológico. Praticamente todas as operações do processo, iniciando-se pela adesão das instituições de ensino, passando pela inscrição dos estudantes e divulgação dos resultados e entrevistas são realizadas pela Internet.

Esta modernidade representa comodidade e facilidade para todos os seus participantes. Isso além de garantir a confiabilidade e transparência a todo o processo, o que vai ao encontro da missão da CAIXA de dar maior efetividade às políticas públicas do Governo Federal.

Os critérios de seleção, impessoais e objetivos, têm como premissa atender à população com efetividade, destinando e distribuindo os recursos de forma justa e igualitária, garantindo a prioridade no atendimento aos estudantes de situação econômica menos privilegiada.

Esta iniciativa do Governo Brasileiro é mais um passo importante para a democratização do acesso à educação de qualidade, a fim de propiciar ao maior número possível de estudantes a permanência e a conclusão do ensino superior, contribuindo na formação dos líderes que conduzirão o futuro deste país.



O estudante já pode fazer sua inscrição para o Fies 2011 acessando a página de inscrições no  endereço http://sisfiesaluno.mec.gov.br Ao contrário do que o ocorreu com os sistemas do ProUni e do Sisu, até o momento o SisFies, o sistema informatizado do Fies, não apresenta instabilidade, todos os estudantes estão conseguindo fazer seus pedidos de financiamentos com tranquilidade. Na inscrição para o Fies 2011, o estudante não tem uma data limite para realizar o pedido financiamento, agora o aluno tem todo o período do ano letivo para realizar a inscrição. Veja abaixo o passo a passo de como realizar agora sua inscrição para o Fies 2011.
  1. Se cadastrar no site do SisFies, no endereço:http:/sisfiesaluno.mec.gov.br Após o cadastro você deve informar seus dados pessoas e dados acadêmicos.
  2. Você pode solicitar o Financiamento do Fies através da Caixa Econômica Federal ou através do Banco do Brasil.
  3. Após realizar o cadastro e solicitar o financiamento, o estudante tem um prazo de 10 dias para comparecer a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que fica na instituição de ensino escolhida pelo estudante para realizar o curso.
  4. Depois de comparecer a CPSA e ter seus documentos validados, o estudante deve comparar à agência bancária para realizar a formalização do contrato, o comparecimento deve ser feito até 20 dias após o cadastro no site do SisFies.

                                                         

 fonte: fies 2011,www.fies2011.com.br                   


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Já estão abertas as inscrições Enem 2011

    Em entrevista , a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou os dias 22 e 23 de outubro para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e que a partir de 2012 a avaliação terá duas edições. A presidente do Inep informou também o início das inscrições na próxima segunda-feira (23), com prazo até 10 de junho próximo.
Na coletiva à imprensa, a presidente do Inep anunciou ainda a primeira edição de 2012, programada para 28 e 29 de abril, e disse que a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. "Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens", afirmou a presidente.

 

Dimensão do Enem 


Ao destacar a abrangência do Enem, Tuttman relembrou que uma reunião com todos os parceiros do exame, realizada no final do ano passado, avaliou as edições anteriores, pensou a presente e previu as futuras, sempre pensando em criar aspectos importantes para fortalecer o exercício da plena cidadania. "Mais de 400 mil pessoas estão envolvidas acreditando na força da educação para o País. O Enem é hoje um exame realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1599 municípios e mais de seis mil escolas estão no processo", disse.
A presidente do Inep afirmou estar convicta de que o Enem 2011 e nesta e nas próximas edições terá um processo melhor, solidificado pela experiência e destacou o papel da imprensa no apontamento das falhas. Ao confirmar as duas edições do Enem para o ano próximo ano, indagada pelos jornalistas presentes, não descartou o aumento das edições nos anos de 2013 e 2014.

 

Gestão de riscos 


Para cercar-se de todas as ferramentas a fim de evitar problemas com a realização do Enem, o Inep contratou por meio de pregão realizado pelo Ministério do Trabalho, a empresa Módulo-Soluções para GRC, Governança, Riscos e Compliance, para fazer o gerenciamento e gestão de risco de todo o processo, com 1276 itens elencados a serem checados. Este processo vai desde a elaboração da matriz, passando pela logística de distribuição e aplicação das provas nas 140 mil salas em todo o país. Além disso, Tuttman declarou que irá acompanhar pessoalmente toda a parte de logística, e, principalmente, os treinamentos dos aplicadores das provas.
Outra novidade anunciada pela presidente do Inep é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. De acordo com Tuttman, especialistas do Inmetro irão inclusive acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.
Perguntada se daria garantias para o sucesso do Exame deste ano, a presidente afirmou: "O Enem deu certo. Tanto é que cada vez temos mais adesões, tanto de instituições do ensino superior, quanto para a certificação. Se ele não tivesse dado certo, não teríamos quase 5 milhões de participantes. É um processo irreversível, mas que, como todo o processo, precisa ser aperfeiçoado".
Para a presidente, o Enem é um grande instrumento de resgate da cidadania, pois, entre outras possibilidades, permite o acesso ao ensino superior de forma igualitária a todos os interessados.crição e outras informações sobre o Enem. Boa sorte!


Fonte: Inep, mais informações no site: http://www.inep.gov.br/

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Campanha contra violência sexual esta sendo mobilizada em todo o País.


     Nesta quarta-feira, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, todo o país se uni numa grande mobilização. Em várias regiões  estão sendo utilizados  varios de meios de comunição, palestra, panfletagens e etc....
    O dia 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil em 1998, quando entidades reuniram-se na Bahia na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. A data lembra o sequestro da menina de oito anos Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família do Espírito Santo. Ninguém foi preso.

abuso, violência e exploração sexual de criaas e adolescentes o enquadrados penalmente como corrupção de menores (art. 218) e atentado violento ao pudor (art.214 ), caracterizado por violência física ou grave ameaça.
O abuso sexual de meninas e meninos e de adolescentes inclui a corrupção de menores, o atentado violento ao pudor e o estupro (art. 213). 
Com a Lei 8.072, de 25 de julho de 1990, o estupro e o atentado violento ao pudor passaram a ser considerados crimes hediondos e tiveram as penas aumentadas.
Os autores de crimes hediondos não têm direito a fiaa, indulto ou diminuição de penapor bom comportamento.
Os crimes são classificados como hediondos sempre que se revestem de excepcional gravidade, evidenciam insensibilidade ao sofrimento físico ou moral da vítima ou acondições especiais das mesmas (criaas, deficientes físicos, idosos.

  Em são Luis ,os conselhos tutelares e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolecente, registraram cerca de 103 denuncias por mês, desde o começo desse ano. hoje em são Luis na BR 135 houve uma grande panfletagem contra a violência sexual.
Em Jaraguá do Sul, desde 2006, mais de 464 casos já foram registrados. Só neste ano, mais de cem são acompanhados pelo serviço.

   
  Segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Francine Beiro em joinville, 76% dos casos registrados em Joinville são de violência sexual e, na maioria dos casos, o agressor está dentro de casa, o que dificulta a denúncia. Isso porque o agressor é, normalmente, o pai ou o padrasto, que muitas vezes são os provedores da família, e fazem ameaças contra a criança (ou adolescente) e a mãe. e nesse ano vem com o tema de sua campanha Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”,onde estão sendo realizadas oficinas com objetivo de mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência sexual, proporcionando também orientações com um enfoque preventivo.
    Mais de 66 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, em quase oito anos de funcionamento do serviço Disque 100, foram registradas no Brasil até março de 2011. A maioria das vítimas é do sexo feminino. Os dados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram divulgados pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesta semana, uma série de atividades de mobilização reforçam a campanha permanente de combate a esse tipo de violação de direitos
As pessoas não devem ter medo de denunciar, de maneira anônima, pelo número 100, qualquer coisa que considerem suspeita, porque os casos são investigados e uma criança ou adolescente pode ser salvo por uma ligação

Disque Direitos Humanos - O Disque 100 é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia a violação de direitos contra crianças e adolescentes é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal  http://www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br

No município de Paço do Lumiar  a sede do conselho do tutelar, orgão que fiscaliza e denucia abusos contra crianças e adolescentes, fica localizada na rua136, Qd 120, cs21, próximo a paróquia sagrada familia no conjunto maiobão. 
contatos: 3237-2379 ou  9611-7035. ligue e Denuncie
São Luis Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente DPCA-MA Rua Neto 01,
praça Maria Aragão,Beira-Mar - Centro 65.000-000 (98)3254-0069/ 0800 2806608/ 32540070 dpcama@yahoo.com.br  e dpca@gejuspc.gov.br
 

O Jovem e a Politica.

Jovens, devem estar ciente dos acontecimentos políticos em suas localidades (Municípios) em que vivem, bem como fazer um chamamento à responsabilidade de todos os jovens para que assumam de fato, e de direito, o seu lugar na condução dos destinos administrativos de seus Municípios.

Já não é mais aceitável que nossos adolescentes inteligentes, dinâmicos e criativos fiquem relegados a planos secundários ou totalmente ignorados nos programas e projetos administrativos dos Municípios.

Jovem, é chegada à hora de se fazer uma política onde a juventude seja de fato a prioridade em uma administração.

Você jovem é a alavanca necessária para dar o inicio, uma revolução administrativa, onde a participação do cidadão é fundamental para, com a transparência necessária de todos os atos administrativos, mostrar que apesar da carência de recursos, pode muito bem, propiciar a todos os segmentos da sociedade uma perspectiva de vida superior a que ofereceram, se é que ofereceram alguma coisa.

Jovem, você já parou para pensar nesta pergunta: “Quando algum jovem foi chamado para ser um co-autor na condução dos destinos de seu Município?"

Veja bem, todas as lideranças emergentes, cidadãos jovens, dinâmicos, competentes preparados cultural e intectualmente, são desprezados de qualquer possibilidade de serem co-gestores de uma administração.

Os jovens precisam de espaços político administrativo, com a conquista do espaço irá propiciar a sociedade uma administração inteligente e, sobretudo voltada para o progresso. Imaginamos uma empresa, uma instituição, uma sociedade, um município ou uma nação, bem sucedidos, tendo por administradores pessoas despreparadas e, sobretudo limitadas em termos de conhecimentos? É evidente que existem as exceções, mas até quando vamos ficar fazendo experiências na busca de uma exceção que dê certo? As coisas não acontecem por acaso, é preciso ir em busca das soluções para os problemas que se apresentam. Não devem aceitar lamentações como justificativas para falta de recursos, isto porque felizmente, os Municípios podem contar com cidadãos jovens, inteligentes, competentes, preparados, para através da criatividade, da competência, superar as dificuldades de ordem conjuntural.

Jovens, não somente o jovem etário é jovem na idade, mas jovem de idéias de mentalidade, jovem na criatividade, jovem no dinamismo, jovem de espírito, enfim, que saibam valorizar as experiências positivas do passado e que tenham a honradez e a coragem de assumir os erros, fazendo destes motivos para a busca constante do acerto.

A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas idéias e construir um novo caminho. Os jovens não podem ficar omissos, tem que acreditar na força como instrumento de transformação. O Jovem seja ele de direita ou esquerda, independente da sua ideologia, do partido em que esteja não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. Devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos.


fonte: blog do Sandro Dias,http://falecomsandrodias.blogspot.com/

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sindicato decide pelo fim da greve dos professores no Estado

A informação é do presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão, Júlio Pinheiro.
Pedro Sobrinho / Imirante
          SÃO LUÍS - O Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão (Sinproessema) decidiu, nesta manhã, (17), pelo fim da greve da categoria em todo o Maranhão. O anúncio foi feito pelo presidente do Sinproessema, Júlio Pinheiro, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM.

Segundo Júlio Pinheiro, o Sinproessema concordou com a proposta enviada, na última sexta-feira, dia 13, pelo governo do Estado. Em nota, a ser divulgada, ainda, hoje, o Sinproessema se manifestará junto à sociedade sobre o fim da paralisação que durou 78 dias, onde explicarão da retomada das aulas e de como a categoria irá conduzir o ano letivo.

Documento

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproessema), no novo documento, o governo define o prazo de 60 dias para o envio do Projeto de Lei do Estatuto do Educador à Assembleia Legislativa, contatos a partir da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou constitucional a Lei do piso salarial nacional do professor.

Também define o prazo até o mês de junho deste ano para fazer o pagamento dos valores descontados nos salários dos professores, "mediante compromisso da reposição integral de todas as aulas não ministradas no período da paralisação, obedecendo ao calendário escolar de 2011, que estabelece o término das aulas em 23/12/11". Em relação ao retorno dos trabalhadores remanejados, o governo "assegura, de imediato, o retorno dos remanejados no período da paralisação".

Quanto ao cumprimento da Lei do Piso, o governo mantém a proposta original de somente "colocar em prática o piso salarial da categoria determinado pelo Supremo Tribunal Federal, no prazo de até 30 dias, após o STF emitir o acórdão da sua decisão e o Ministério da Educação dar cumprimento ao disposto no art. 4º da Lei 11.738, de 16/7/2008".


fonte: Pedro Sobrinho/ imirante.http://imirante.globo.com/noticias/2011/05/17/pagina274260.shtml

jovens atuantes, votam consciênte.

         Desde 1988,os jovens a partir de 16 anos de idade, conquistaram o direito de retirar seu título de eleitor; podendo assim, escolher representantes para suas cidades, estados e país.
     Nessa época uniram-se várias entidades estudantis do brasil, brigando por uma juventude atuante. Infelizmente à uma grande parcela da nossa sociedade que acredita, que a juventude são uns bandos de loucos e se mostram sistematicamente indiferentes em relação a determinados assuntos,e que nem deveriam se envolver em política.    
             

                  "sempre quis falar nunca tive chance tudo que eu queria estava fora do meu alcance,mais essa um dia vai mudar."(charles brown jr.)  
   
                  Mas a realidade é outra, a juventude é a parte da sociedade que mais tem sido prejudicada ao longo do tempo: desrespeito e descaso, não se faz cumprir o que a constituição brasileira nos garante acesso a cultura, lazer, esporte, educação de qualidade e etc.., a nossa juventude sendo levada a atitudes individualistas,causando uma concorrência diária, devida a falta  de emprego,vagas em escolas e universidades,entre tantos outros problemas que afetam diretamente os jovens. tráfico,vícios,prostituição infantil, violência...,e dessa forma acreditamos que nossos jovens têm extrema capacidade de analisar e decidir quais candidatos querem para esta representando a juventude.
               
                              Então, você jovem a partir de 16 anos de idade, vá ao cartório da sua cidade e tire seu título de eleitor que é a sua arma,e juntos iremos construir uma sociedade melhor e igual para todos pois, somos jovens atuantes e votamos consciente.
     

Amigos, iniciamos o nosso blog.

          " A covardia coloca a questão: 'É seguro?'
             O comodismo coloca a questão: 'É popular?'
             A etiqueta coloca a questão: 'é elegante?'
             Mas a consciência coloca a questão, 'É correto?'
             E chega uma altura em que temos de tomar uma posição que não é segura, não é elegante, não é popular, mas o temos de fazer porque a nossa consciência nos diz que é essa a atitude correta."
 autor: Martin Luther King.


                     Com esse texto damos o ponta pé inicial em nosso blog.Visamos relatar, informa e documentar atividades jovens ao longo do tempo e atualmente. Dessa forma temos como objetivo tentar ajudar a conciêntizar os jovens dos seus direitos( educação de qualidade,esporte,cultura,lazer e etc..)e seus deveres.Pois a juventude,não é só o futuro dessa nação,mas também vive o presente. Desde já, agradeço a todos os visitantes a confiança para com esse blog, e o apoio dado por cada um de vocês pois "a juventude unida jamais séra vencida."