Por procura de satisfação, os jovens hoje estão usando vários tipos de drogas. Nas festas, nos bares, nas reaveis, enfim, com um cigarro aqui outra tragada ali, lá se vai vários maços. Um golinho aqui, e outro ali, lá se vão muitas cervejas. Isso sem falar nas drogas proibidas, como a maconha, a cocaína, e o crack. Legalizadas ou não, o lance e que as drogas podem causar uma grande sensação de bem-estar, uma satisfação, uma alegria... Ou uma sensação de desconforto, tosse, irritação,mal estar... Euma coisa bastante individual e não da pra descrever direito. As drogas agem diretamente no cérebro, alterando nossa maneira de ser, pensar ou agir.
Mas nem tudo e piração, pois os riscos e danos à saúde são muitos,assim como a possibilidade de envolvimentoem situaçõesviolentas, acidentes de transito e a pratica de sexo desprotegido. Muitos jovens buscam as drogas como forma de fugir dos problemas em seu meio familiar, na curiosidade, pela falta de orientação, e na convivênciade amigos.
Fonte de pesquisa:juventude.gov.br
PESQUISA

Cerca 185 milhões de pessoas no mundo (4,7 da população acima de 15 anos.), consumiram drogas ilícitas nos últimos doze meses. (Relatório Mundial de Drogas/ Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes-UNDOC,2004.)
Pesquisas feitas no Brasil identificaram como as drogas mais consumidas o álcool, tabaco, maconha e solvente. No Brasil 74,6% da população já fez uso de álcool e destes 12,3% já são dependentes do álcool. (CEBRID/SENAD.)
Cerca, de 27% de matérias publicadas na imprensa brasileira relacionam uso de drogas à violência. Enquanto isso, só 3,5% das noticias discutem o assunto sob o ponto de vista da saúde e da prevenção. (Pesquisa Mídia e Drogas, Andi/Ministério da saúde.)
Um em cada três brasileiros adultos e fumante. Estima-se que, no Brasil, cerca de 200.000 pessoas morrem por ano por causa do cigarro. A boa noticia e que o numero de fumantes no paisdiminuiu 32%.(Pesquisa da Organização Mundial da Saúde- OMS e do Instituto Nacional do Câncer, realizada em 15 capitais brasileiras.)
A maconha, a coca, o crack e o êxtase fazem parte da lista de drogas ilícitas (ilegais). O cigarro e o álcool também são drogas só que considerados drogas licitas (legalizadas). Independente de qualquer droga merece uma atenção especial, pois afeta a forma que agirmos. Nem todo mundo que usa drogas vai se tornar um dependente, mas não existe uso de drogas sem potencial de risco.
Por isso, prevenir e melhor que remediar... O estágio de desenvolvimento físico e mental do jovem o torna especialmente vulnerável aos efeitos negativos e perigosos que o uso de drogas pode trazer. A melhor maneira de não vir a ser um usuário de qualquer tipo de droga, e não experimenta-la. Manter-se firme no proposito de cuidar da sua saúde e não coloca-la em risco em função da curiosidade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir