![]() |
site ensinar-aprender |
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Ólinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.fonte:historia do estudante
Esse dia é somente seu!!
Aproveito essa data especial para dar os parabéns a todos que se dedicam aos estudos. O estudante, além de estar constantemente exercitando seus neurônios para expandir seus conhecimentos, está igualmente sujeito a uma série de responsabilidade. Nós somos, além de tudo, a base intelectual e admirável na qual irá depender do progresso de uma estrutura que diariamente necessita de socorro, a que chamamos sociedade. É certo, então, que está na mão de vocês, estudantes, o destino de uma sociedade, de um país, de um mundo! E é por essa causa que inicia uma luta, uma luta que vem a ser o estímulo e o alerta que todos nós deveríamos repensar nesta data. Será que agimos realmente como cidadãos? Será que estamos atuando corretamente para produzirmos e mostrarmos do que somos capazes? Será que procuramos analisar antes de criticar e criticamos com bons argumentos? Será que temos a cara e a coragem para fazer, reivindicar, protestar e criticar sem nos ocultar?.
com esse texto, parabénizo todos os estudantes pelo seu dia. Um dia que comemoramos as lutas, as conquistas, os esforços e muitas outras coisas que são travadas o ano todo e, que todos nós estudantes, conseguimos vencer de uma forma guerreira sem abaixar a cabeça.
Parabéns estudantes por mais um ano de conquistas e superações.
coração de estudante(Milton Nascimento)
Fracassa tentativa de realizar a maior passeata estudantil de Paço do Lumiar.
ResponderExcluirAs duas entidades estudantis Ame e Umesp, tentaram sem sucesso repetir o feito de anos atrás, quando juntas conseguiram reunir mais de três mil estudantes pelas ruas do conjunto Maiobão. Na manifestação do ultimo dia 11, o que si pôde observar foi um número pequeno de estudantes algo em torno de cem alunos que percorreram algumas avenidas do conjunto.Com discursos arcaicos,os lideres do movimento dispararam contra a Secretaria de Estado da Educação,e a administração da prefeita Bia Venâncio, o que mostra que a velha prática do ataque ainda é a melhor defesa para justificar erros que vão,desde a permanência(insistência)de alguns líderes em permanecer à frente das entidades mesmo sabendo que suas épocas já passaram e que é hora de confiar em seus liderados e deixá-los tornarem-se líderes, outro erro é achar que por fazer parte, ou estar na presidência da instituição pode-se tudo, destratar, afrontar ou até mesmo se achar o REI da Cocada PRETA, calma temos primeiramente que formar e ter militantes, pessoas que comunguem com os nossos preceitos, que nos ajudem a sermos líderes de verdade, e só assim poderemos pensar em falar em nome de um grupo e representá-lo com responsabilidade.
saiba mais....http://falecomsandrodias.blogspot.com